Atopia em cães: A dieta veterinária é eficaz?

Temps de lecture: 5 mins

Atopia em cães: A dieta veterinária é eficaz?

A dermatite atópica é um dos problemas dermatológicos mais comuns em cães. Analisamos os seus principais mecanismos e a importância da dieta para aliviar os seus sintomas e reduzir a medicação.

A atopia é um dos problemas dermatológicos mais comuns em cães. Estima-se que afete 10 a 15% dos cães , segundo um estudo publicado na revista Veterinary Immunology and Immunopathology 1.

Descarregue de forma gratuita → Relatório sobre o papel da dieta na dermatite atópica canina. Inclui: tratamento nutricional para diminuir a resposta inflamatória, hipersensibilidade, prurido..

Embora não tenha cura, os sintomas podem ser controlados com um tratamento adequado, que inclui o uso de medicamentos como a prednisona, o oclacitinib ou a ciclosporina e medidas de suporte como o controlo das infeções secundárias provocadas por ecto- e endoparasitas, os banhos frequentes e a administração de uma dieta com limitação antigénica .

Os mecanismos da atopia

A dermatite atópica é uma afeção que representa aproximadamente metade dos casos de dermatologia canina . Trata-se de uma doença cutânea inflamatória alérgica que tem uma predisposição genética . Os mecanismos de base são:

  • Hipersensibilidade a alergénios ambientais. O cão responde ao contacto por via percutânea ou através das mucosas com os alergénios , geralmente os ácaros , embora também possa reagir a pólen, fungos e insetos. Nesses casos, desencadeia-se uma reação imunitária humoral , que implica a produção de IgE específicas contra os alergénios.
  • Alterações na barreira cutânea. A atopia resulta de uma alteração da função isoladora da epiderme , de origem genética ou adquirida, com base na mutação de uma proteína, a filagrina , que é um dos componentes essenciais da constituição da barreira epidérmica. Essa difusão da barreira cutânea facilita a passagem dos alergénios , sendo também acompanhada de um aumento na perda de água transepidérmica , que provoca a xerose característica da dermatite atópica.

A eficácia da dieta nos casos de atopia

O tratamento clássico para cães com dermatite atópica inclui os medicamentos antipruriginosos orais , imunoterapia específica para os alergénios e terapia tópica , mas a dieta foi ganhando cada vez maior protagonismo, sobretudo por se ter verificado que, em alguns casos de dermatite atópica, o desencadeador poderia encontrar-se na alimentação .

Um estudo realizado por Glos K et al . 2com 50 cães que sofriam de dermatite atópica demonstrou que, ao fim de 8 semanas, o alimento veterinário hipoalergénico específico para a atopia era uma alternativa eficaz para reduzir os sintomas.

Descarregue GRÁTIS → Guia de fisiopatologia gastrointestinal do cão e do gato 3

Outro estudo 3desenvolvido com 25 cães com dermatite atópica diagnosticada analisou os efeitos da dieta na doença. Metade dos cães fizeram uma dieta comercial de manutenção e a outra metade foi alimentada com a ADVANCE Veterinary Diets ATOPIC , tendo todos recebido uma dose de cortisona inicial de 0,5 mg/kg.

Os investigadores constataram que, do dia 28 ao dia 56, quando terminou o estudo, o valor do índice CADESI-03 , que mede a gravidade das lesões, foi significativamente inferior nos cães que fizeram a dieta veterinária específica . O nível de prurido avaliado pelos donos também diminuiu e foi significativamente inferior nos cães que fizeram a dieta ATOPIC.

Por último, a dose total de cortisona administrada aos cães do grupo ATOPIC foi significativamente inferior (13,63 mg/ kg) à dose administrada aos cães do grupo de controlo (22,61 mg/kg). No final do estudo, nenhum dos cães do grupo ATOPIC estava a receber cortisona , ao passo que 8 dos 11 cães do grupo de controlo ainda estavam a ser tratados com cortisona.

De facto, a ATOPIC e a ATOPIC RABBIT foram desenvolvidas especificamente para aliviar os sintomas da dermatite atópica , que afeta os lípidos do estrato córneo, facilitando a entrada de alergénios e a desidratação cutânea. A Affinity desenvolveu um modelo de pele artificial canina para testar os nutrientes que reforçam a barreira cutânea, como o Aloe Vera, que foram posteriormente incluídos no alimento.

Assim, obteve-se uma dieta ótima com limitação antigénica que contribui para reduzir consideravelmente os sintomas da dermatite atópica, melhorando a qualidade de vida do animal e, em alguns casos, permitindo inclusive eliminar ou reduzir a medicação .

1. Griffin, C. E. & DeBoer, D. J. (2001) The ACVD task force on canine atopic dermatitis (XIV): clinical manifestations of canine atopic dermatitis. Vet Immunol Immunopathol ; 81(3-4): 255-269.
2. Glos, K. et. Al. (2008) The efficacy of commercially available veterinary diets recommended for dogs with atopic dermatitis. Vet Dermatol ; 19(5): 280-287.
3. Sánchez, N. et. Al. (2016) La alimentación de perros atópicos con ADVANCE VETERINARY DIETS ATOPIC CARE: Estudio clínico. AFFINITY PETCARE: Clinical Reports ; 4-5.
AFF - TOFU - CR Derma Atopic - POST
Josep Campmany

Josep Campmany

Nº d’enregistrement à l’ordre des vétérinaires: COVB 1125

Master en médecine vétérinaire, université de Saragosse, et programme de management avancé. Formation en marketing management à l’ESADE (école de commerce), Barcelone